Babylon 10
O melhor dicionário on-line do mundo

Baixe - é grátis

Definição de Planejamento

Planejamento Definition from Dialeto Dictionaries & Glossaries
Gauches-Portugues
Divisão de Planejamento de Prédios Históricos e Culturais.
Ligada à Secretaria de Obras Públicas (SOPS),as atividades dessa divisão têm-se centrado na elaboração de Projetos Arquitetônicos de Restauração e Reciclagem de uso de bens próprios do Estado, assim como projetos de novas edificações em entorno imediato de bens tombados pelo patrimônio histórico, compatibilizando-se o novo e o antigo.
Projetos de grande porte já foram realizados pela DPPH, como as restaurações do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Anexo do Museu Júlio de Castilhos, Palácio Piratini e do Palácio do Vice-Governador, dentre outros.
Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional.
nculado à Secretaria de Estado de Coordenação e Planejamento.
Site Oficial da METROPLAN.
Secretaria de Coordenação e Planejamento.
Site Oficial da SCP.
Planejamento Definition from Enciclopédia Dictionaries & Glossaries
Wikipedia Português - A enciclopédia livre
O é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Algumas ações necessitam de planeamento, mas muitas não. Nas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais frequência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planeamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo-beneficio nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.


Veja mais na Wikipédia.org...
© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença GNU Free Documentation License e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike