Babylon 10
O melhor dicionário on-line do mundo

Baixe - é grátis

Definição de Lactose

Lactose Definition from Enciclopédia Dictionaries & Glossaries
Wikipedia Português - A enciclopédia livre
Lactose (Galactose ß-1,4 glucose) é um tipo de glicídio. É o açúcar presente no leite e seus derivados. Os açúcares são formados por unidades chamadas sacarídeos. A lactose é formada por duas dessas unidades, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.

O leite humano contém de 6-8% e, o de vaca, de 4-6%. É hidrolisada pela ação da lactase, uma beta-galactosidase sendo considerada portanto como um beta-galactosídeo. É fracamente doce. A levedura não a fermenta, mas pode ser adaptada para fazê-lo. Lactobacilos a transformam em ácido lático.

Na maior parte dos mamíferos, a enzima responsável pela sua hidrólise (a lactase) só é sintetizada durante o período de aleitamento. Na ausência de lactase, a lactose não pode ser digerida, tornando-se por isso uma fonte de alimento abundante para a flora intestinal (que então começa a crescer descontroladamente), e originando por isso náuseas e vómitos, assim como diarréia (por afetar a osmolaridade do intestino delgado). No entanto, desde a domesticação do gado, algumas populações humanas desenvolveram a capacidade de continuarem a sintetizar a lactase durante toda a vida.


Veja mais na Wikipédia.org...
Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença GNU Free Documentation License