Babylon 10
O melhor dicionário on-line do mundo

Baixe - é grátis

Definição de Cubismo

Cubismo Definition from Arte & Literatura Dictionaries & Glossaries
artGloss
Movimento artístico do séc. XX, marcando de forma intensa o desenvolvimento da pintura e escultura contemporânea. Surge como reacção ao Impressionismo, caracterizando-se por representações de planos geométricos superpostos. Poder-se-á considerar um percursor das diversas formas de arte abstracta.

obra de Juan Gris - cubismo

2005 © ISPV - Instituto Superior Politécnico de Viseu, Portugal.
Dicionário de Moda
Movimento de arte abstrata, datado do início do século XX, liderado por Georges Braque e Pablo Picasso. Os artistas sobrepunham diversos pontos de vista do modelo, o qual era composto e recomposto em padrões geométricos. A influência do cubismo foi ampla, afetando não só as roupas mas também os acessórios, principalmente BOLSAS, bolsinhas de cosméticos, bijuterias e sapatos. ^
Cubismo Definition from Enciclopédia Dictionaries & Glossaries
Wikipedia Português - A enciclopédia livre
Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.


Veja mais na Wikipédia.org...
© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença GNU Free Documentation License e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike