Babylon 10
O melhor dicionário on-line do mundo

Baixe - é grátis

Definição de água

água Definition from Dialeto Dictionaries & Glossaries
Gauches-Portugues
"Boi que se atrasa bebe água suja."
[provérbio]
Compania Riograndense de Saneamento.
Os primeiros sistemas de tratamento de água e esgoto do Rio Grande do Sul foram implantados com a participação da Secretaria das Obras Públicas, a partir de 1917.
O primeiro Plano de Saneamento, elaborado em 1945, previa a captação de recursos externos para custear as obras necessárias. O Rio Grande do Sul contava com 21 municípios abastecidos com água e 15 com sistema de esgoto.
O desenvolvimento e o crescimento das cidades e o conseqüente aumento da demanda por saneamento, levaram o Governo a optar pela criação de uma empresa estatal para essa área. Já eram então 232 municípios, dos quais 103 tinham serviços de saneamento.
A CORSAN foi fundada então, em 28 de março de 1966. Com o desafio de proporcionar melhor qualidade de vida aos gaúchos.
A imagem do aguadeiro , que precariamente abastecia as populações no início do século, ficou definitivamente na história.
Site Oficial da CORSAN.
Cavalo de campo não bebe água de balde.
[provérbio]
No município de Ijuí, em local privilegiado pela naturaza, situa-se a fábrica engarrafadora da tradicional água mineral de mesmo nome. Informações: fone (55) 332-7550.
Para saber as condições de balneabilidade das principais praias do litoral gaúcho e da Costa Doce da Lagoa dos Patos, visite o site da FEPAM.
Condições de balneabilidade.
"Beber água na orelha dos outros"
fazer intrigas.
abuso venéreo.
sair-se mal num empreendimento.
Trabalhar inutilmente.
(Paludicolae galinula galeata)
espécie de ave.
"Frio de empedrar água de poço."
[adágio popular]
"Lavar com um bochecho d'água".
expressão com a qual se quer elogiar um cavalo, por estar bem tratado, bonito, em estado admirável, corresponde, enfim, a dizer-se "este cavalo é um mimo".
Chuvarada.
1.ente fantástico, que vive nas águas dos rios ou lagos, e que aparece com a forma de uma moça de longos cabelos negros. Lenda de origem africana ou dos nossos índios, existe espalhada no vale do Rio Taquari.
2.espécie de caravela, medusa, que encontra-se nas praias gaúchas e pode provocar queimaduras na pele.
Não depender de favores.
Manancial, vertente.
"Mais tranqüilo que água de poço".
[adágio popular]
urinar.
Água de morro abaixo, fogo de morro acima e mulher quando quer dar ninguém segura".
[provérbio]
"Não se aquenta água pro mate dos outros".
[provérbio]
água Definition from Sonhos Dictionaries & Glossaries
Dicionário dos Sonhos
ver rio lago regato riacho oceano mar

Calma: bons presságios
Revolta: problemas sentimentais
Quente: muita actividade
Tépida: estabilidade
Fria: calmaria, perda de tempo
significado geral: muita felicidade pela frente. Solução de problemas que pareciam insolúveis. Reconciliação. Prosperidade.
Na vida: paz e harmonia. No amor: fidelidade.
Limpa: significa nascimento; grandeza de alma nobreza; celebridade; grandes oportunidades, saiba aproveitá-las, felicidade. Suja: embaraços e aborrecimentos no plano afetivo.

Clara, dia feliz: turva, aborrecimentos; bebê-la, fortuna efêmera; bebê-la quente, contrariedades: banhar-se, morte de pessoa conhecida; água estagnada, miséria; água corrente, ocupação rendosa; cair n’água, pragas ou moléstias graves; derramar água, rixas; andar sobre a água sem molhar-se, boa sorte: curar-se na água, imprudência: molhar-se, doenças.

É o símbolo da vida. Quando clara e limpa indica sucesso e prosperidade. Água suja e turva: dificuldades que terá de vencer. Água inundando casa: mudança de domicílio. Beber água: poderá ter muitas vitórias sobre inimigos.

se a água estiver calma, significa bons presságios; mas se estiver revolta, indica problemas sentimentais.
água Definition from Enciclopédia Dictionaries & Glossaries
Wikipedia Português - A enciclopédia livre
A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície. As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais. A água líquida, que em pequenas quantidades é incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta. Nas regiões polares, concentram-se as massas de gelo e vapor constitui parte da atmosfera terrestre.

A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução. Atualmente todos os seres vivos existentes precisam da água para sua sobrevivência.

Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície terrestre, sua água é inadequada para o consumo humano por conta de sua salinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce, está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme, o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. As atividades humanas, principalmente a agricultura, possuem grandes necessidades de retirada de água de seu leito natural, o que tem afetado negativamente sua distribuição sobre os continentes, bem como da água subterrânea.


Veja mais na Wikipédia.org...
© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença GNU Free Documentation License e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike